PERSONAGENS



JOANA é uma rapariga moderna, aberta às tecnologias. Vive intensamente, fazendo amigos todos os dias (no ´facebook’) com quem partilha tudo o que faz. Sejam, almoços, jantares, férias… ou um dia passado no sofá a ver televisão. 

Nunca se separa do seu telemóvel. 


É amiga de Laura e Maria Miguel. Com elas, faz visitas culturais e acaba sempre por dar asas à sua maior paixão: a astrologia, os mitos e os símbolos. Consegue vê-los espalhados um pouco por todo o lado. E com eles, argumentar e consubstanciar as teorias mais improváveis.


...

LAURA cresceu irreverente. Fora da norma. Vive intensamente. Livre. Tem uma cadela com quem vive num apartamento em Lisboa. Sozinha. 

Tem duas grandes paixões: o desenho e a fotografia. E tem duas grandes amigas: Joana e Maria Miguel. Na fotografia, capta momentos anónimos. No desenho, identifica pormenores, pequenos detalhes da cidade. 


Joana diverte-a com estórias de mitos e símbolos em que não acredita, trazendo outra realidade para o mundo conhecido. Maria Miguel é a irmã que não teve. O que Laura não tem, Maria Miguel tem.


...


MARIA MIGUEL cresceu praticamente com Laura. Como se fossem primas ou irmãs. Talvez por ser filha única, é extremamente metódica. Nada pode estar fora do lugar. Tudo tem o seu tempo, o seu lugar. 

Tenta ser extrovertida e divertida mas no fundo, é extremamente tímida e insegura. Precisa da liberdade de Laura para conseguir ser livre. Pelo menos de vez em quando. Sem exageros. Porque, conforme costuma dizer, «sem regras o mundo seria uma anarquia». 


Adora ouvir as teorias de Joana e aprender a divagar sobre formas e linhas do universo.


...

PROFESSOR JAIME TORCATO é um homem solitário, isolado, curioso, entusiasta. Ainda novo, apaixonou-se por Camões. Percorreu o mundo inteiro e descobriu a «ilha dos amores». 

Desde esse dia, tudo na sua vida mudou. 


Até a relação com os seus pares, que não lhe dão grande crédito pelo que consideram ser “alucinações”. É Filipe que o ouve e lhe sustenta as teorias que vai desenvolvendo. Na posse de um «livro» fantástico, irá provar que o mesmo é verdadeiro, assim como Camões e a «ilha dos amores» e o «santo-graal» e os segredos…


...

FILIPE é o grande amigo do Professor Jaime Torcato. Vive diariamente, a vida do Professor, acompanhando-o nos bons e maus momentos. 

Não conversam muito. Apenas o suficiente. Filipe vê no Professor o pai que não teve. 


Podiam viver na mesma casa mas o Professor não quer, dizendo-lhe que tem de ter uma vida dele, com outras pessoas e outros interesses. Costuma gritar-lhe: Filipe! Eu quero um amigo não quero um criado! 


E Filipe tenta viver, andando de bicicleta, ajudando a única tia que tem... e garantindo que nada falta ao Professor. 

...


TIA ISILDA nasceu, cresceu e vive na sua terra natal. Durante a vida, trabalhou de sol-a-sol, passou dificuldades, lutou. Teve filhos e filhas. Tem netos. Conhece todos e toda a gente. 

Fala de uma forma peculiar, própria das gentes do mar. 


Gosta da história do seu país e da sua terra. Gostava de saber ler e escrever. Mas não aprendeu. Aprendeu muito nova a trabalhar, a rezar, a ter fé.


Vive numa casinha modesta, onde recebe com amor os filhos e os netos. As mãos são grossas e ásperas e os olhos, azuis de água salgada, como o mar que a viu cresce.

...

XICA é uma cadela mimada. Vive na casa de Laura e é feliz. Come, dorme, corre, brinca, ladra. Adora passear com a dona e descobrir coisas. Nessas ocasiões, ladra, abanando o rabo com um sorriso estampado no focinho. 

Já fez tudo o que um cão pode fazer. Já foi a todo o lado onde um cão pode ir. 


Conhece o mundo possível de ser conhecido pelos cães. 


O que mais gosta de fazer é dormir em cima do sofá, com as patas esticadas e barriga para cima. E comer. E correr pelo corredor entre a porta de casa e a varanda, brincando com a bola que apita a cada dentada.


...


JC é um pequeno peixe-dourado, com uma barbatana preta, que consegue abanar lenta e isoladamente. Vive dentro de um aquário redondo, na casa do Professor Jaime Torcato. 

Conhece o Filipe, o Padre Jorge e a Laura. Habitualmente é um peixe-dourado sereno, excepto nos dias em que sente no seu pequeno estômago um roncar que o agita, nadando furiosamente para a superfície e paralelamente ao vidro redondo do aquário. 


Depois, come. Adora as pequenas partículas transparentes de cor verde, guardando-as sempre para o fim da refeição. 


...


PADRE JORGE é amigo do Professor Jaime Torcato e de Filipe. É natural de Pinhão, mais especificamente de Pesinho. Cresceu nas margens do Douro, ajudando o pai e os irmãos na vindima,… ou melhor, ajudando os vindimeiros matando-lhes a sede e percebendo o que lhes ia na alma. 

Naturalmente, abraçou o sacerdócio. 


Passou por Lisboa, pela margem sul do Tejo… e conheceu o Professor Jaime Torcato. De seguida, conheceu Filipe, o amigo inseparável. 


Conforme as situações chama-lhes «Holmes e Watson» ou, «Bucha e Estica».


...


MANEL é um grande amigo de Maria Miguel, Laura e Joana. Conhecem-se desde sempre. Vive sozinho e passa grande parte do dia a estudar o que não teve oportunidade de aprender no seu percurso escolar. 

Tem sempre uma opinião sobre tudo. Como se fosse um conhecedor profundo de todas as matérias que invadem o mundo. E gosta de partilhar essa informação. Em especial com Maria Miguel, que está sempre pronta a ouvi-lo.


...


TIO JÚLIO é um homem moderno, rico, viajado, cosmopolita, metrossexual. Desde pequeno, guardava as moedas que a mãe lhe dava, tratando-as como se fossem pedras preciosas. 


Talvez por isso, tornou-se colecionador de moedas. De centenas de moedas. 


Durante anos, assistiu a todos os jogos do Benfica na companhia de Laura, sua sobrinha. Hoje, quando tem uma reunião importante, veste por baixo da camisa do fato, a camisola 10 do Rui Costa, para dar sorte.


...


DONA EULÁLIA é a mãe de Maria Miguel. Foi costureira. Na segunda guerra mundial, tinha uma clientela multicultural, de homens e mulheres que chegavam de toda a parte da Europa. 

Com o fim da guerra, continuou com o seu atelier de costura na Baixa de Lisboa. 


A maior tristeza que tem é o facto da sua única filha não ter seguido o mesmo ramo… Conformada, vendeu, não há muito tempo, o atelier de costura. Reformou-se e decidiu começar a viver.


...


DONA ANA é a vizinha de Laura. É uma mulher sozinha, sem filhos, sem sobrinhos, que vive com o marido... um homem na casa dos setenta anos que gosta de bailaricos e de ver as moças novas. 


Laura é a filha que nunca teve.


Trata-lhe das plantas da varanda, às vezes faz-lhe uma panela de sopa ou um bolo caseiro. E claro, toma conta da Xica sempre que Laura sai por qualquer motivo e não a pode levar com ela.   

...

TÓ é um rapaz de Sintra. Num par-time que teve como estafeta na empresa onde Maria Miguel trabalhava, conheceram-se. 

Desde então, são amigos. Gosta de festejos populares e, na altura do verão, parte numa espécie de romaria pelo país, assistindo nas várias aldeias portuguesas, às comemorações religiosas que levam a cabo. 


É devoto da Nossa Senhora do Cabo Espichel.


...



VICENTE é um jovem consultor, dinâmico e ambicioso. Conheceu Joana e Laura numa loja de desporto. Numa mera coincidência, acabou a colaborar com Joana, partilhando algumas histórias sobre Sintra e os círios. 


Não tem qualquer relação com a festa religiosa mas, adora o convívio com os amigos que se gera nas festas, com comes e bebes e música popular.


...



FERNANDA TELES é uma amiga de Joana no ‘facebook’. Não se sabe nada sobre ela.




Sem comentários:

Enviar um comentário